HORÁRIO ATIVIDADE
09:00 - 09:10
Conferência Web
09:10 - 10:00
Conferência Web
Machine Learning e Redes Definidas por Software: Conceitos, Aplicações e Perspectivas

A crescente demanda por taxas de transmissão de alta velocidade nos últimos anos atraiu pesquisas em novos mecanismos de caracterização e classificação de tráfego de rede. Seu tratamento inadequado degrada o desempenho de esquemas operacionais importantes, como Capacidade de Sobrevivência de Rede, Engenharia de Tráfego, Qualidade de Serviço (QoS) e Controle de Acesso Dinâmico, entre outros. Os métodos mais comuns para classificação de tráfego são a Inspeção Profunda de Pacotes (DPI) e a Classificação Baseada em Porta. No entanto, esses métodos estão se tornando obsoletos, já que cada vez mais tráfego está sendo criptografado e os aplicativos estão usando portas dinâmicas originalmente atribuídas a outros aplicativos populares. Um método alternativo para classificação de tráfego é o Aprendizado de Máquina (Machine Learning), que usa os recursos estatísticos dos fluxos de tráfego de rede para resolver os problemas fundamentais de DPI e Classificação Baseada em Porta para fluxos criptografados. Além disso, conceitos como redes com reconhecimento de aplicações ou programação de aplicações com reconhecimento de rede, também surgem como propostas para superar as limitações da classificação de tráfego. Nessa direção, com uma arquitetura de controle centralizada e promissora, o paradigma das Redes Definidas por Software (Software Defined Networks - SDN), incluindo o protocolo OpenFlow, surgiu como um caminho para a realização de uma interação entre redes e aplicações. Esta palestra tem como proposta apresentar uma fundamentação básica conceitual sobre a justa posição do Machine Learning aplicado em ambientes de Redes Definidas por Software, com foco nas possibilidades e perspectivas para Redes de Computadores.

Palestrantes:
Klenilmar Lopes Dias (Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação na Amazônia)

Slides:
Machine Learning e Redes Definidas por Software: Conceitos, Aplicações e Perspectivas

10:00 - 10:50
Conferência Web
Educação e Tecnologias na Região Norte do Brasil

A pesquisadora Daniela Costa apresenta o CETIC.br, focando no projeto TIC Educação. Inicialmente abordando a metodologia utilizada em centros urbanos e rurais para investigar o acesso, uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas e particulares brasileiras. Posteriormente serão mostrados dados bastante interessantes sobre a evolução do acesso à internet no Brasil, bem como sobre o perfil dos usuários no país. Depois o foco é mudado para os alunos, com resultados sobre o perfil e o meio de acesso à rede. Além disso são discutidas estatísticas sobre o uso da internet em atividades pedagógicas pelos professores, o acesso à internet nas escolas em zonas urbanas e rurais, além da qualidade da conexão. A riqueza dos dados permite entender melhor a realidade no Brasil em termos da relação entre conectividade e educação, além de se conhecer melhor o papel do CETIC.br.

Palestrantes:
Daniela Costa (NIC.br | Cetic.br)

Slides:
Educação e Tecnologias na Região Norte do Brasil

10:50 - 11:20
Conferência Web
Detecção Precoce de Ataques Cibernéticos em Ambientes Computacionais Seguros.

Compreender soluções de Tecnologia que se utilizam de Inteligência Artificial para garantir a melhor resposta à incidentes cibernéticos, quando as defesas computacionais falharem. O recurso tecnológico oferece assim, a possibilidade de detecção mais eficiente de agentes maliciosos infiltrados na rede de computadores e agindo para garantir respostas rápidas à ataques avançados com Network Detection and Response (NDR), atuando antes, durante e depois da ocorrência dos incidentes.

Palestrantes:
Danillo Vaz (Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - PRODAP)

11:20 - 11:50
Conferência Web
Políticas de TI e Proteção de Dados

O bem informação possui valor agregado e é de vital importância para qualquer instituição, seja ela, pública ou privada. Sem este ativo a instituição não consegue executar suas atividades, para o cumprimento de seus objetivos e metas. Deste modo, existe a necessidade de provê proteção não somente por meio de ferramentas de monitoramento, mas também por outros dispositivos como políticas, normas e procedimentos para proteger seu ambiente convencional e tecnológico, mitigando possíveis prejuízos ou divulgações ilícitas de dados pessoais e/ou informações institucionais, provenientes do mau uso e/ou pelo acesso não autorizado dos dados e/ou informações protegidas por dispositivos legais.

Palestrantes:
Walter S. Júnior (Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - PRODAP)

11:50 - 12:00
Conferência Web